terça-feira, 25 de junho de 2013

O que significa Collocation? E qual sua importância?


Collocation é uma combinação de palavras que quando faladas juntas soam corretamente aos nativos. Não existem uma regra, temos que aprendê-las do jeito que eles falam. Por exemplo: “fast food”, não poderíamos dizer “quick food”, pois apesar de parecer correto para nós, não soaria bem aos ouvidos de um nativo. 

Para ilustrar, vou contar a história de um americano que havia aprendido português, mas que ainda não conhecia muito bem as combinações de palavras (collocations) do nosso idioma. Ele sempre confundia as palavras, cheio, satisfeito e lotado. Quando ele terminava de fazer uma refeição, por exemplo, ele dizia: “eu estou lotado”, então, as pessoas o corrigiam e dizendo que o certo é: “eu estou satisfeito”. Num certo dia após sair de um ônibus lotado ele disse: “o ônibus estava satisfeito” e assim por diante, porém depois várias confusões e já cansado com seus erros, um dia após terminar uma refeição ele disse: “eu estou cheio, satisfeito e lotado”.

Para evitar esse tipo de problema, a solução é muito simples, aprenda palavras novas numa frase, ou com várias frases em diferentes contextos. Collocation é um dos conceitos de estudo SAL (Sistemta de Aprendizagem Learndendo).
 

Então, não se esqueça, aprenda palavras novas numa frase e depois descubra as combinações que tal palavra faz com outras. Dessa forma, evitará os famosos erros de "collocations" (combinações de palavras) que as vezes são engraçados ou até constrangedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário