sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Treine Seu Ouvido em Inglês com Música!


          Utilizando o mesmo processo ensinado pela professora canadense Melanie no post Como Treinar o Ouvido, você também pode utilizar a música para treinar o seu ouvido para ouvir bem em inglês. De fato, a música é um dos níveis mais difíceis de se alcançar quanto as habilidades auditivas, mas sem dúvidas é uma das maneiras mais divertidas de se estudar inglês. Então, caro leitor aproveite mais essa dica do Learnendo, e se tiver mais alguma sugestão ou dica de estudo não deixe de comentar para que outros também sejam beneficiados.

Quais são os benefícios de ouvir música para aprender?

Não é chato estudar com música, pelo contrário, é uma maneira muito divertida de aprender novas palavras, expressões e até gramática. Quando ouvimos músicas de cantores nativos aprendemos a pronúncia correta das palavras.

A música tem o poder de ficar na mente. Muitas vezes falamos: “essa música na sai da minha cabeça”. Essa repetição constante faz com que o as frases daquela música fiquem em nossa memória permanente.

Aprender com música é uma forma relaxante. A tensão ou preocupação no processo de aprendizado é um dos grandes empecilhos àqueles que pretendem aprender um novo idioma.

O principal segredo para se aprender um novo idioma é ouvir muito, mas muito mesmo. Foi assim que aprendemos nosso idioma materno, primeiro ouvimos muito e depois de uns dois anos que começamos falar. Contudo, a maioria de nós tem muita dificuldade de ouvir a mesma coisa várias vezes. E, quando digo várias vezes estou querendo dizer mais de 100 vezes. Com a música essa dificuldade é reduzida.

Quais são as evoluções alcançadas ouvindo música?

Haverá um rápido aumento de vocabulário. O estudante começará dominar as principais estruturas do idioma. Irá melhorar a pronúncia com muita eficiência. Além de tudo isso, muitas expressões idiomáticas são aprendidas com música, pois a música é uma arte que mostra de forma cultural o pensamento das pessoas no dia a dia.

Quais são as habilidade que a música ajuda desenvolver?

Existem quatro habilidades idiomáticas que precisam ser desenvolvidas em todos os estudantes. Tais habilidades são: Listening (ouvir), speaking (falar), reading (ler) e writing (escrever). As duas primeiras habilidades são fisiológicas e as duas últimas são mecânicas. Isso significa que as duas primeiras habilidades, que são ouvir e falar, precisarão de um treinamento dos aparelhos auditivo e fonador. A música é excelente para treinar esses dois aparelhos. As duas últimas habilidades são mais fáceis de serem aprendidas, por essa razão muitos começam o ensino de um novo idioma pela leitura e escrita, pois essas habilidades podem ser aprendidas mecanicamente. Por isso, muitos sabem ler e até escrever, mas não conseguem falar e nem entender o inglês com naturalidade.

Quero dar um exemplo para esclarecer esse ponto. Sempre que preciso aprender como utilizar um novo programa ou recurso da Internet procuro os famosos tutoriais a fim de tirar minhas dúvidas. Num desses tutoriais alguém estava ensinando como usar o site de hospedagem (4shared.com) e como era uma vídeo-aula ele tinha que pronunciar o nome do site e os comandos em inglês de HTML. Ele sabia o significa as palavras e conseguia escrevê-las, pois havia treinado apenas as habilidades mecânicas. Mas, não conseguia pronunciar as palavras corretamente e falava 4shared (four shared) mais ou menos assim: "quatro charredi". Provavelmente, se alguém perguntasse para ele pronunciando corretamente o nome do site, ele não o reconheceria. 

As quatro habilidades devem ser aprendidas na ordem que apresentei acima, e a música é uma excelente ferramenta para se aprender essas quatro habilidades que são fundamentais àqueles que pretendem ser proficientes no idioma. Vou concluir deixando uma excelente dica para um bom aprendizado. Aprender divertindo-se é muito mais eficiente!!! Então, comece com a música, Girls Just Want to Have Fun.


Post relacionado: Dica de Estudo - Como Treinar Seu Ouvido!

2 comentários: